top of page

BRAU 6

de 15 a 30 Outubro 2023

 

A Bienal acontece  n l’ex Canonica de San Giovanni, Piazza San Giovanni 7, Florença

AMERICA     ASIA     AFRICA     EUROPA

 

CONEXÕES PLANETÁRIAS, HERANÇAS COMPARTILHADAS

Conexões planetárias alinhavam o Brasil à Rota da Seda. Parte da mobilização ibérica, entre os séculos XVI e XIX, o Brasil se integrou ao Império luso com colonatos em diversas latitudes – na Ásia, Oceania, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, África e América. Um rosário de feitorias/ fortalezas, vilas e cidades articulavam-se por meio de rotas comerciais marítimas pelos oceanos Atlântico e Índico.

Geografias artísticas e comerciais articulam cultura material e toda uma ecologia de saberes orquestrando objetos,  fauna e flora. Por meio da feira de Cantão, os portugueses acessavam a Rota da Seda, escoando produtos via Macau, Malaca, Hindustão (Diu, Baçaim, Damão, Chaul, Goa, Cochim, São Tomé de Meliapor), Ceilão (Sri Lanka), Hormuz no Golfo Pérsico, Norte da África (Alcacer Ceguer, Tanger, Mazagão, etc) e praças da África subsaariana (Costa da Mina, Guiné, Angola). A Carreira da Índia, tanto na ida como na volta, obrigatoriamente ancorava naus em Maputo (Moçambique) e Salvador para aguadas. Nesse sentido, oficial e extra-oficialmente, produtos, objetos artísticos e pessoas (leigos, oficiais da coroa portuguesa, engenheiros militares, padres jesuítas, etc) conectavam-se em escala global.

Objetos chineses compareceram na arte brasileira do Nordeste às Minas Gerais, demonstrando  materialmente tais conexões planetárias.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo e do CHAM-Centro de Humanidades da Universidade de Lisboa, bem como da Fundação Calouste Gulbenkian, vem se debruçando em estudar tais conexões e heranças compartilhadas, em projetos de pesquisa recentes como “Patrimônio de Influência Portuguesa no Mundo” (www.hpip.org) e  TechnetEmpire (https://youtu.be/iFF5PC0pvWs). A ideia é reunir pesquisadores de todas essas latitudes em torno da BRAU6, incluindo o Brasil na geografia artística mundial operada pela Rota da Seda.

Os 4 temas da BRAU abordam aspectos culturais negligentes e suas implicações econômicas e sociais, com referências e intervenções que permitem a realização de um projeto solo concebido e proposto. Os participantes de encontros organizados no âmbito do BRAU são convidados a apresentar estudos e projetos com os seguintes temas e sottotemi.

 

mudanças rápidas no cenário sócio-econômico europeu e as transformações demográficas e geográficas incrementadas oggi la discrepanza tra lo sviluppo delle attività attività e l’ambiente “construído”, dando luogo a differenti politiche di intervento, dependentes essencialmente dalle realtà economiche di ciascun paese.

 

Todo o problema de investir na totalidade de tali processi, trovano modalità e campi de experimentação permanente na pequena cidade que tem interesse em criar sistemas de “manutenção permanente” do patrimônio edificado local.

 

No que diz respeito a esta realidade prevalente, torna-se necessário um maior esforço de confronto e discussão na escala internacional, em referência a este âmbito específico do tema.

1. Tendências modernas na gestão de riscos

Revisão da literatura técnica relacionada aos riscos do casamento construído.

Prioridades identificadas pelos responsáveis ​​pela gestão dos diferentes tipos de património edificado e a sua perceção e conhecimento dos riscos nos setores da sua competência.

Avaliação de riscos patrimoniais e medidas corretivas numa perspetiva científica.

Propostas de lei, tanto a nível nacional como regional, para a elaboração de instrumentos de informação sobre o estado do património edificado.

Protocolos de monitorização das condições residuais de desempenho do património cultural edificado, i) iniciativas a nível institucional (político e administrativo), ii) indicadores que possam sinalizar condições de risco.

Mapas de Riscos do Património Cultural: cartografia dos riscos à escala territorial (sísmica, hidrogeológica, antrópica) de forma a definir as prioridades de intervenção em função da gravidade das situações detectadas.

2. Gestão integrada de riscos

Metodologias e ferramentas de gestão sistemática, equilibrada e prática dos riscos específicos do património cultural.

Técnicas e instrumentos de monitorização. Processamento e Interpretação de dados instrumentais.

3. Classificação de risco

Caracterização e, portanto, reconhecimento de toda a gama e complexidade dos riscos aos quais o patrimônio cultural está exposto.

Recolha de estatísticas relativas a danos em ativos por risco; experiências vividas de usuários finais para tipos selecionados de patrimônio cultural; consulta a entidades e agências que afetam indiretamente a conservação do patrimônio (administrações públicas, agências de seguros).

Avaliação de risco com base científica de gerenciamento para cada categoria de perigo.

Integração dos resultados da investigação num quadro de gestão do risco com uma perspetiva multidisciplinar.

4. Estratégias integradas de proteção, recuperação e promoção do patrimônio cultural

Disposições legislativas nacionais e regionais que visam garantir e regular a recuperação gradual de edifícios históricos e bens culturais.

Prevenção do risco de colapso em edifícios de habitação - Fichas de autoavaliação.

Processos multidisciplinares para avaliação de estratégias de manutenção permanente.

Ferramentas para planificar a manutenção permanente do património, identificando lacunas de conhecimento e eventuais necessidades de investigação.

5. Manutenção e requalificação energética na recuperação de pequenos centros históricos

Preservar o património arquitetónico degradado e o seu tecido social, através da atuação na proteção do ambiente e utilização de novas tecnologias, conceção e instalação de sistemas energéticos de baixas emissões.

Integração de sistemas passivos de aquecimento e resfriamento, arquitetura bioclimática, paisagismo e outras estratégias para redesenvolver a identidade cultural local.

6. Estudos de caso relacionados aos tópicos acima.

 

 

 

 

 

 

 

As intervenções no património arquitetónico constituído pelos Conjuntos Monumentais sempre foram contestadas entre motivos e interesses conflitantes. Entre elas, a necessidade de adaptação, ainda que parcial, aos novos padrões de vida e segurança (engenharia de fábrica, prevenção de incêndios, antissísmica) que se contrapõem aos da conservação de seus Valores, tangíveis e intangíveis, contidos em seus ambientes e em suas estruturas; e também nos conflitos em torno do uso apropriado de tecnologias avançadas e do renascimento de tecnologias do passado.

 

As soluções para estes e outros problemas ainda por resolver só poderão surgir de uma comparação direta entre especialistas à escala internacional sobre todos os aspetos conflituosos que condicionam o processo decisório da intervenção em edifícios monumentais. Comparação que, para além de ter em conta o grau de risco das pessoas e do monumento, terá também de ponderar, através de uma análise criteriosa das perceções sociais, uma conjugação óptima de todas as necessidades dos cidadãos.

 

1. Gestão e Planeamento de Intervenções

A conservação do património monumental é parte integrante do processo de planeamento e gestão do património cultural de uma determinada comunidade e deve contribuir para o desenvolvimento sustentável, qualitativo, económico e social da própria comunidade.

Autenticidade, Historicidade, Cerimonialidade, Identidade de um Monumento. Propostas de redefinição e categorização crítica dos monumentos.

Procedimentos de atribuição de “Importância” a cada caracterização monumental, de acordo com os códigos técnicos e valores morais da comunidade.

Respeito pelos direitos das gerações futuras relativamente ao património monumental hoje disponível e às opções de conservação.

Gestão política do patrimônio arquitetônico monumental. O papel do governo e das autoridades locais no planejamento da proteção do patrimônio monumental.

2. Conflitos emergentes no processo de intervenção

Em todas as práticas de restauro em vigor nos vários países, têm como principal característica o carácter contraditório dos Valores do Monumento, mas também a sua relatividade, uma vez que cada vez que se procura uma combinação óptima, há repercussões imediatas nas escolhas projectuais.

Redefinição dos Valores de um Monumento: i) Valor de Proteção da Vida Humana, ii) Valor de Proteção da Forma: satisfação estética que a vista de um Monumento oferece, do exterior e do interior, iii) Valor Simbólico : importância histórica ou cariz religioso do monumento e do seu conteúdo, iv) Valor Técnico: procedimentos construtivos, pormenores construtivos, materiais incorporados.

Conflito no triângulo conceitual Funcionalidade/Segurança/Economia na recuperação-melhoria-adaptação às normas e regulamentações vigentes e otimização das escolhas de projeto.

Algoritmos de gestão da qualidade e avaliação de desempenho esperados após a intervenção: a) Reversibilidade/grau de Repetibilidade da intervenção, b) Durabilidade no tempo dos materiais e elementos adicionados, d) Credibilidade construtiva da intervenção em condições técnicas específicas - condições económicas e de controlo, e) Viabilidade e controlabilidade da solução proposta, g) Funcionalidade para reutilização em caso de novas utilizações (eg exploração turística).

Conflito entre segurança estrutural e valor técnico do monumento nas diferentes fases de intervenção. Otimização das opções de design. Estudos de caso

Restauro/Anastilose de Monumentos: procedimentos, técnicas, tecnologias.

As intervenções de des-restauração. Legitimações e limitações das escolhas de design.

A conversão de energia para requalificar o monumental patrimônio arquitetônico.

Barreiras arquitetônicas na restauração de conjuntos monumentais.

3. Intervenção estrutural em conjuntos monumentais

Efeitos das opções de intervenção nos Valores Monumentais: a) na Forma do Monumento (modificações geométricas ou cromáticas, grau de dano admissível por tipo de intervenção no âmbito das ações do projeto), b) na Historicidade do Monumento (grau de eliminação de acréscimos preservados, impedimento das funções correntes, como por exemplo celebrações litúrgicas), c) no Valor Técnico do Monumento (grau de influência da intervenção nos materiais existentes e na sua disposição construtiva).

Algoritmos de gestão da qualidade e avaliação de desempenho esperados após a intervenção: a) Reversibilidade/grau de Repetibilidade da intervenção, b) Durabilidade no tempo dos materiais e elementos adicionados, d) Credibilidade construtiva da intervenção em condições técnicas específicas - condições económicas e de controlo, e) Viabilidade e controlabilidade da solução proposta, g) Funcionalidade para reutilização em caso de novos usos.

Grau de adequação/inadequação das prescrições internacionais (Convenções e Cartas Internacionais) no domínio do restauro estrutural de monumentos. Comparações, deficiências, propostas de atualizações.

Confiabilidade Construtiva. Programas de controle e monitoramento durante e após as intervenções. Verificação da eficácia dos resultados alcançados durante e após a intervenção.

Preservar monumentos de desastres naturais: a) intervenções de melhoria/reforço/adaptação estrutural, b) abordagens diferenciadas de segurança entre estruturas antigas e novas.

Projeto global integrado: Procedimentos de avaliação da importância atribuível aos vários aspetos do projeto relativos à arquitetura, estrutura, sistemas e funcionalidade.

4. Patrimônio compartilhado

O equilíbrio das várias necessidades emergentes entre diferentes comunidades culturais durante o processo de tomada de decisão de restauração do patrimônio monumental compartilhado. Conflito entre a necessidade de proteger os valores presentes no património partilhado e as expectativas do público, visitantes e locais.

A remoção ou alteração de qualquer material histórico: pertences, relocações, restituições: necessidade de regulamentação internacional.

Usos socialmente úteis de monumentos coloniais e sua conservação. A conservação dos monumentos partilhados é sempre favorecida pela sua utilização para algum fim socialmente útil, sem no entanto modificar a disposição arquitetónica ou a decoração contida no edifício.

5. Estudos de caso

Conjuntos monumentais de importância significativa pelo seu significado histórico e características arquitetónicas e artísticas de particular valor

Conjuntos monumentais ou representativos do tecido edificado histórico que tenham mantido características arquitetónicas e distributivas significativas

Edifícios que façam parte integrante do património edificado histórico, ainda que não apresentem características arquitetónicas e artísticas particulares de valor.

 

 

 

 

 

 

Tendo como referência a crescente procura construtiva e as transformações demográficas e infraestruturais dos centros habitados, a procura de uma estratégia global de reutilização de edifícios representativos ou industriais abandonados (cinemas, teatros, edifícios artesanais e industriais, quartéis, etc.), assente na a leitura atenta e interdisciplinar dos processos de modificação do ambiente construído.

 

Somente por meio de um rico cenário de ideias e condicionantes, como o que uma bienal internacional de restauro pode oferecer, acredita-se que estratégias de "reapropriação" possam surgir a partir de abordagens interdisciplinares, privilegiando recursos e valores.

O objetivo deste tópico é levantar um debate sobre as competências, responsabilidades e mecanismos governamentais e de desenho urbano que determinam o futuro dos terrenos industriais abandonados e dos bairros da classe trabalhadora, ao mesmo tempo que identifica os esquemas de governança urbana, políticas urbanas e projetos urbanos que equilibram com sucesso entre os imperativos de transformação impostos pelas forças de mercado e preservação da memória urbana.

1. Reutilização sustentável de edifícios abandonados e locais abandonados

A sustentabilidade é um processo multidimensional que envolve questões sociais, econômicas e arquitetônicas que emergem de necessidades reais de uma determinada comunidade ou podem até mesmo ter o potencial de gerar uma determinada necessidade ou demanda. Existe a necessidade de uma nova ética de projeto arquitetônico, que supere o ego e os conceitos arquitetônicos pretensiosos e abstratos e resulte em um “processo dinâmico” de projeto do ciclo de vida da construção.

 

Responsabilidade: a capacidade de provocar ou dar respostas.

Dinâmicas (processos e transformação) da Revitalização de Sítios Abandonados.

Cooperação internacional – troca de experiências.

2. Regeneração Urbana e Descentralização

Com as mudanças na estrutura socioeconômica das cidades nas últimas décadas, a regeneração urbana e a consequente descentralização ganharam nova importância como estratégia de sustentabilidade ecológica. Em muitas cidades ao redor do mundo bairros inteiros (como os de estabelecimentos balneares, ex-plantas industriais e áreas residenciais relacionadas) são abandonados e transformados para diferentes usos e novos status sociais; portanto, atenção especial deve ser dada aos seguintes subtemas:

 

Impacto social da regeneração/descentralização urbana.

Definição de políticas de requalificação/descentralização urbana.

Impacto ambiental da regeneração urbana/gentrificação.

Locais de comunicação abandonados (portos, estações ferroviárias, aeroportos, locais fronteiriços).

3. Arqueologia industrial

A arqueologia industrial tem evoluído nas últimas décadas como uma disciplina que leva em consideração não apenas significados em termos tecnológicos e econômicos, mas também assume significado cultural, como símbolo de mudança.

 

Metodologias, procedimentos e técnicas de intervenção em Arqueologia Industrial

Perspectivas do património industrial - Rumo a novas estratégias de recuperação.

Reutilização sustentável de áreas industriais históricas

Manutenção de conservação.

4. Tecnologias de intervenção nos setores da arqueologia industrial e impacto ambiental

É necessário um compromisso interdisciplinar e tendências claras sobre o futuro uso e valorização de edifícios industriais abandonados, nas áreas do urbanismo, arquitetura e economia.

 

Tecnologia de intervenção e impacto ambiental.

Novas abordagens no tratamento dos resíduos da construção civil provenientes do desmantelamento de edifícios industriais.

Incentivos econômicos para ativar práticas e serviços de eficiência energética.

5. Estudos de caso relacionados aos tópicos acima

 

 

 

 

 

 

 

Intervenções no patrimônio edificado moderno

 

Os critérios de intervenção em edifícios representativos da arquitetura do século XX sempre foram estabelecidos com base em regulamentos questionáveis, senão completamente omissos, deixando assim muito espaço para a iniciativa privada e a livre interpretação.

 

Além disso, ninguém esperava ter que usar os edifícios de concreto armado construídos imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, por um período superior a dez ou vinte anos; a grande reconstrução do pós-guerra dos anos cinqüenta foi empreendida na crença de que "em breve tudo poderá ser feito de novo, melhor e com tecnologias mais modernas".

 

Estes edifícios requerem hoje, portanto, "curas" de restauração estrutural, ajustes de planta e melhorias estéticas que devem ser cuidadosamente reguladas, em relação aos recursos econômicos e tecnológicos de cada país. Uma comparação internacional do seu potencial residual (segurança, valores estéticos, valores tecnológicos, etc.) poderá sugerir políticas de intervenção que visem a recuperação dos próprios edifícios, sem perder de vista a economia local.

 

O esforço diferenciado que se faz nos diversos países (os mais pobres e os mais avançados) para prolongar a "vida" destes edifícios pode fazer-nos compreender a vastidão de sugestões e soluções que podem surgir de uma comparação fundamentada à escala internacional.

 

1. Educação e teoria para a preservação de edifícios modernos e complexos de edifícios do século XX

Gestão estratégica para a restauração de bens arquitetônicos modernos em escala regional.

Formação para a manutenção e recuperação do património arquitectónico moderno.

Iniciativas do Conselho da Europa e da UNESCO para a conservação da arquitetura do século XX.

O património edificado entre as duas guerras mundiais: vulnerabilidade e conservação. O conhecimento e utilização de novos materiais e técnicas (minerais celulares e vegetais, materiais reforçados com fibras, aglomerado de cortiça, linóleo, bloco de vidro-cimento, metal, betão e alumínio). A identidade estilística: sistemas de valores compartilhados que visam uma qualidade generalizada.

2. O patrimônio edificado entre a 2ª Guerra Mundial e os anos 90 na Europa

Redesenho de edifícios e espaços urbanos.

História e desenvolvimento. Diagnóstico e remédios.

3. Técnicas de revestimento de pedra no século XX

Restauro das várias tecnologias de revestimento pétreo: painel de pedra pré-fabricado: acompanhamento e técnicas de intervenção para estabilização das lajes.

4. Países em desenvolvimento

A casa individual: a casa e a sua evolução, a conservação das tecnologias locais, as tecnologias das cores e a sua conservação.

As grandes obras: "outros modernismos" a preservar: edifícios públicos, edifícios educativos, edifícios industriais, edifícios desportivos.

Conservação e sustentabilidade: aspectos conflituosos, tecnologias inovadoras, políticas de intervenção; possibilidades reais de adaptação às estratégias de assentamento e aos planos de reconversão econômica.

5. Estudos de caso relacionados aos tópicos acima

***

 

BRAU6 - TEAM BRAZIL/PORTUGAL

The Luso Empire and Brazil on the Maritime Silk Route 

Global Trade, Connected Histories, Shared Inheritances: Luso Empire and Brazil on the maritime silk route.

 

1. Rui d’Avila Lourido (Historian, President of the China Observatory and Cultural Coordinator of UCCLA)

The Portuguese and the maritime silk route. This contribution will be from a historical perspective of the development of the Maritime Silk Road that from ancient times connected China to Europe. So, it will reflect onthe influence of trade in the development of social and cultural influences and architectural influences, of the transformation of mentalities, in multiple aspects, from the artistic to fashion and European customs, with emphasis on Portugal.

2. Alice Santiago Faria (CHAM/UNL).

TechNetEMPIRE: methods and approaches for a social history of the built environment of the Portuguese empire. This contribution built upon and present and argue the methodology and results of the of the project TechNetEMPIRE - Technoscientific networks in the construction of the built environment in the Portuguese Empire (1647-1871), which aimed to identify and analyze knowledge networks and flows and their

transformation over time, following circuits of expertise, patterns and agents of dissemination and circulation of technoscience in the Portuguese Empire. YouTube: https://youtu.be/iFF5PC0pvWs

3. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (FAUUSP)

Networked military engineers: portuguese cities and fortresses on the maritime silk route. 

Research in History of Urbanization, Military Architecture, military engineers. Studies on material culture and Cultural Landscape. This contribution aims to present archaeological sites of Portuguese matrix in the world, with emphasis on the maritime silk route, focusing on cities in North Africa, the Red Sea, the Persian Gulf and India, seeking to analyze the atmosphere and the Lusitanian sensibility in the choice of strategic sites and respect for native preexistences.

4. Luciano Migliaccio (FAUUSP), Renata Maria de Almeida Martins (FAUUSP, JP2 Barroco Açú (FAPESP)

The artistic geography of Portuguese America and the silk route: circulation of objects and cultures. 

Researches in History of Art, Architecture and Territory, Cultural Landscape, they are specialists in the studies on material and artistic culture - including on the Jesuit networks -, decolonial Studies, research on museums, arts and collections. They will present recent researches conducted by their team.

5. Alice Santiago Faria (CHAM/ UNL)

Goa experts and expertise across and beyond the Indian Ocean. The Indian Ocean is a transnational space with a long tradition of connecting communities, people, knowledge and goods. This contribution will departure from a central space in the former Portuguese empire – Goa, the siege of the former Portuguese India – and look at the circulation of Goan experts. This experts educated in Goan military schools, played, as we shall see, an important role as agents of transformation of the built environment across the Portuguese empire.

6. Allan Pedro dos Santos Silva (Master, FAUUSP)

Salvador and Goa in 16-18th century: the India Career and the silk sea route. Global eclecticism, connections in the 19th century

 

*

 

Global eclecticism, connections in the 19th century

1. Miguel Buzzar (IAU-USP), Maria Rita Amoroso (CICOP.NET/ FAUUSP), Beatriz Bueno (FAUUSP)

Online Platform: Italian architecture in the State of São Paulo, Brasil

This project was launched last year in Brazil as part of an application that was carried out by the Council of Architecture and Urbanism of São Paulo (CAU-SP BRASIL) and was carried out through a shared coordination between the University of São Paulo - Faculty of Architecture and Urbanism (FAUUSP) and Institute of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (IAU-USP). The proposal is to bring together an architectural production carried out by Brazilians and Italians (immigrants) that configures an Italian architecture in the State of São Paulo between 1820 and 1940. The Online platform provides free access via the web to a production, the vast majority of which is eclectic, little known, recognized and, above all, disqualified by the historiography of the Brazilian architecture and urbanism. All architects and professionals linked to CICOP.NET are being invited to be part of the platform, as this work presents the continuity of the proposals presented in BRAU5

2. Fernanda Carvalho (Curator of Historical Archives of the Lyceum of Arts and Crafts of São Paulo)

Inconspicuous connections: the eclectic legacy of oriental cultures in the training of craftsmen. São Paulo - 1870-1940

When the German avant-garde photographer Ilse Bing was in Persepolis, she portrayed shadows of architectural masses of great beauty. The unusual angles of Bing's shots will serve as an inspiration for the long-lived examples analyses in the library of training artisan labor for the decorative arts at the Lyceum of Arts and Crafts in São Paulo between 1870-1940. Which models were privileged? What triangulation did they propose between Persian or Greece, Europe and America? How were they used in drawing classes? Inconspicuous connections: the eclectic legacy of oriental cultures in the training of craftsmen. São Paulo - 1870-1940 approaches the references in the high school style manuals to find beautiful material, Persepolis, near Pasargada, and other cities of the maritime and land silk route included.

3- Maria Rita S. P. Amoroso (CICOP.NET/FAUUSP), Antonio L. Ramos Sarasá Martin e Flávia Sutelo da Rosa (Institute SARASÁ/SP)

The Silk Road and the Coffee Road - A legacy in the way of living in Brazil

This work aims to reflect about the architecture of coffee, from Casarão Nhonhô Magalhães, a legacy that brings a way of thinking, living and building in Brazil, in the early twentieth century, in the Higienópolis neighborhood, in the city of São Paulo, and the influence of the silk route, on the evidence of arts and crafts integrated into the historic-cultural building. Built in a great growth period, both financially and demographically, benefited by the cultivation of coffee, the description of the palace's elaboration process and, above all, the conservation and restoration intervention of the property, especially in one of the environments called "pilot room", with painted wall, whose trompe l´oeil technique is inspired by the brightness, resistance and visual effect of silk. The grandeur of coffee architecture and its concepts represent an elitist way of life, inspired by various artistic and architectural movements, such as Neoclassical, Moorish, Manueline, Art Déco, Art Nouveau and Cubism, both in the facades and in the design of the rooms internal environments and in the choice of decorations. This study makes possible a reflection about the artistic intention in the representation of a fabric decoration, exposed in the conservative-restorative technique, that signs the refinement of the period and the coffee habits, both from the point of view of the preservation of its documentary character and the significance of the its aesthetic permanence in the face of the affirmation and inspiration arising from the commercial and cultural connections resulting from the routes.

 

Mini Bios

 

 

 

 

 

 

Alice Santiago Faria is graduated in Architecture at Coimbra University (1997) and she holds a Ph.D. in Art History at the Université de Paris I (2011). Auxiliary researcher at CHAM – Centre for the Humanities, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, is interested in the study of Public Works in the former Portuguese empire during the long 19th century with an approach between the history of architecture and the history of science and technology and other related areas. Between 2019-2022 she was PI of the research project "TechNetEMPIRE - Technoscientific Networks in the construction of the built environment in the Portuguese Empire (1647-1871)" with Renata Araujo (Co-PI), which had the financial support of FCT (PTDC/ART-DAQ/31959/2017). She recently edited, with Anne Shelley and Sandra Ataíde Lobo, the volume The Built Environment through the prism of the Colonial Periodical Press (Routledge, 2022).

Allan Pedro dos Santos Silva – Master's student in Architecture and Urbanism at the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP, 2023-), Architect and Urbanist from the same school (2022), member of the research group Archaeology of Landscape, intern of the Culture Board of the Institute of Architects of Brazil - São Paulo Department - IABsp (2021-2023) and technician in Visual Communication at ETEC Carlos de Campos (2014). As Master student at FAUUSP, he is developing a research about Goa and Salvador in the 16-18th, led by Beatriz Bueno.

Antonio Luis Ramos Sarasá Martin (Institute SARASÁ/SP

Conservator Restorer, Manager of Estúdio Sarasá, a company specialized in conservation and restoration of the Historical Cultural Heritage, in which it operates in the areas of Consultancy, Projects, Conservation and Restoration Interventions, Janitorial and Research. Degree in Business Administration from Universidade São Marcos (1991). Founder of the Cultural Heritage Caretaker's Office. It promotes public exhibitions, cultural proposals and cultural management initiatives. It cultivates the family tradition of arts and crafts coming from Catalonia, a reference in artistic production in the crafts of tiles and stained glass, working to maintain traditional techniques and knowledge. Member of the Brazilian Association of Conservators and Restorers of Cultural Assets (APCR). Participated in the elaboration of the Code of Ethics of Conservador Restaurador.

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno is graduated in History from University of São Paulo (DH-FFLCH-USP, 1990) and Visual Arts from Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 1988), as well as Ph.D. in Architecture and Urbanism from University of São Paulo (FAUUSP, 2001). Associate Professor at the School of Architecture and Urbanism, University of São Paulo, she has been teaching History of Urbanization and Urbanism since 2002, together with Professor Nestor Goulart Reis Filho, and developing research at the Architecture, Urbanization and Preservation Laboratory (LAP - USP) covering mainly the areas: history of urbanization and urbanism in Brazil; military architecture; military engineers; studies on material culture and cultural landscape; architects’ and engineers’ professional culture; history of cartography and heritage studies. Mainly book published: 1) Desenho e Desígnio: o Brasil dos engenheiros militares (Drawing and intention: Brazil and military engineers, 1500-1822) (EDUSP, 2011). She coordinated two dossiers on the history of urbanization in colonial Brazil for Anais do Museu Paulista (v. 20, 2012 and v. 29, 2021), and two further dossiers on cartography together with Iris Kantor (Anais do Museu Paulista, v. 17, n.1, 2009). Awarded CNPQ- PQ2 productivity grant since 2012 by Brazil’s federal government (CNPq - National Council for Scientific and Technological Development - Science and Technology Ministry), she is leader of CNPq Research Group "Landscape Archaeology”. Between 2007 and 2012 she was part of the team of the project Património de Origem Portuguesa no World: architecture and urbanism led by Calouste Gulbenkian Foundation under the direction of José Mattoso. She participates also as consultant for the online portal (www.hpip.org). Between 2019-2022 she integrated with Alice Santiago Faria and Renata Malcher de Araújo the research project "TechNetEmpire: technical-scientific networks in the formation of the built environment in the Portuguese Empire (1647-1871)" funded by FCT. Book - BUENO, B. P. S. Desenho e desígnio: o Brasil dos engenheiros militares (1500-1822). São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2011. 456p. Articles – BUENO, B. P. S. Introdução/ Cultura material e práticas sociais no Caminho do Viamão, Anais do Museu Paulista, 29, 1-9/ 1-87, 2021. (Dossiê Org. Beatriz Bueno). Articles Anais Museu Paulista: Dilatação dos confins, 17, 193-234, 2009(Google Scholar 77); Decifrando mapas, 12, 251-294, 2004; Tecido urbano e mercado imobiliário em São Paulo: metodologia de estudo com base na Décima Urbana de 1809, 13, 59-97, 2005); Do borrão às aguadas, 17, 111-153, 2009; Sistema de produção da arquitetura na cidade colonial brasileira, 20, 321-361,2012.

Link: http://lattes.cnpq.br/9559902072428017

https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=tmt_2RAAAAAJ

http://www.researcherid.com/rid/M-3559-2017

Publications: 144 http://orcid.org/0000-0003-4920-8905

 

 

Fernanda Carvalho is Master of Science from the Department of History and Project Aesthetics of the Faculty of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo. Historian, curator, researcher and iconography consultant for museums such as Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte do Rio, Casa de Cultura de Paraty among others. Executive producer and rights manager for publications such as História da Vida Privada no Brasil for Companhia das Letras, Catálogo da Representação Brasileira na Bienal de Veneza for Fundação Bienal de São Paulo, Brasil: terra de todas as cores for the Brazilian Ministry of Tourism. Programme Manager and Coordination Assistant in Brazil for Documents of 20th century Latin American and Latino Art a Digital Archive and Publications Project of the International Center for the Arts of the Americas at the Museum of Fine Arts, Houston – Brazil. Curator of Historical Archives of the Lyceum of Arts and Crafts of São Paulo. Head of the Technical Section of Exchange of the Department of Historical Heritage of the Municipal Secretariat of Culture of São Paulo and member of the Commissions of Cultural Heritage of the Municipal Council of Culture, of Verification and Evaluation of Cultural Projects, Permanent for the Analysis of Matters concerning Artistic Works and Monuments in Public Spaces, Permanent for Artistic and Cultural Activities and Editorial promoting actions directed to the Department different sections as well as public-private partnerships of interest to the municipal body. Currently directs the Bureau de Recherche investigating sources and systematizing historical and cultural data, identifying and licensing different forms of intellectual property in Brazil and abroad, elaborating and managing long-term projects.

 

 

 

 

Flávia Sutelo da Rosa. Master's student in the Postgraduate Program in Urban and Regional Planning (PROPUR) at Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). Works in the research line City, Culture and Politics, focusing on Urban Planning, public politics, decolonialities and indigineous rights. Is a member of the Group of Studies and Documentation in Urbanism and Marigin (GEDURB) - Laboratory of Urban Narratives. Specialist in Afro-Brazilian and African History and Culture from the Claretiano Centro Universitário (2016) and in Heritage and Culture Management from the Centro Universitário Assunção (UNIFAI) (2013). Attended the Historical and Cultural Heritage "Zeladoria" Program at the Museum of Sacred Art of São Paulo (MAS-SP) (2012) and holds a degree in Legal and Social Sciences from the Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2006). Director of creation, cultural projects and "zeladoria" at Estúdio Sarasá, a company that operates in the fields of research, project, intervention, consultancy and "zeladoria" of the Cultural Heritage. Has experience in the preservation of intangible and built Cultural Heritage, working in conservation, restoration and "zeladoria", developing cultural projects, experiences and heritage education.

 

 

 

 

 

 

 

Luciano Migliaccio is graduated in Lettere - Scuola Normale Superiore Di Pisa (1982), a degree in Lettere e Filosofia - Università degli Studi di Pisa (1982) and a doctorate in Storia Dellarte Medievale e Moderna - Università degli Studi di Pisa (1990). He is currently a professor at the Department of History of Architecture and Aesthetics of Design, School of Architecture and Urbanism, University of São Paulo and visiting professor at the State University of Campinas. He has experience in the Arts, with emphasis in Visual Arts, working mainly on the following themes: History of Art, History of Art Criticism.

 

 

 

 

Maria Rita Silveira de Paula Amoroso - PhD in Architecture, Technology and City, University of Campinas - UNICAMP-SP. Researcher in the Postdoctoral course on the Heritage of Brazil and Portugal at the University of Aveiro - UA - Portugal. 2017-2019 .The researcher works at the Research Group “Landscape Archeology” - CPq- FAUUSP - CNPq. Coordinator: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (FAUUSP) since 2022. Cultural requalification project for newsstands and food stands on Avenida Campos Sales. Inclusion of rotating panels, with information about the city’s history, its most important social actors, material assets, among others. Campinas City Hall. Campinas (SP). Jan/2023. Co-Founder and General Coordinator (Brazil) of FIPA - International Forum on Architectural Heritage Brazil/Portugal. President and Consultant of the CICOP.Net BRASIL, subsidiary of CICOP ITALIA - International Center for the Conservation of Architectural Heritage – Italia ONLUS. Florence, Italy.President of the Americas - Hypatia International Award. CICOP Net Confederation / CICOP ITALIA - Italia ONLUS. Florence Italy.Author of the Urban Rehabilitation Project of Francisco Glicério Avenue – and AV Campos Sales Campinas-SP (2016 and 2023) . Botanical Garden Project. Project realized with IDB funds for its execution. UNICAMP - Campinas State University. Campinas. Award DU PONT Environment and Sustainability Award - Paulínia Botanical Garden project presented at the 2014 UIA World Congress - Durban - South Africa (2003) 2021. BRAU 5 Award – Architecture and Urban Restoration Biennial - BRAU - CICOP.Net ITALIA (Florence, Italy). Project for the preservation of Italian architecture in Brazil together with teams of curators from the Brazilian states (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espirito Santo, Minas Gerais).

 

Miguel Buzzar – Associate Professor at the Institute of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (São Carlos). Director of IAU USP (2016-2020), Vice-Director IAU USP (2020). He has a degree in architecture and urbanism from the School of Architecture and Urbanism, University of São Paulo - USP (1980), master's degree in urban environmental structures from the School of Architecture and Urbanism USP (1996) and doctorate in urban environmental structures from the School of Architecture and Urbanism USP (2002). Lecturer at the School of Engineering of São Carlos USP. Director of the Institute of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo - IAU USP (2016-2020). Teaches at the Architecture and Urbanism Course at IAU USP and at the Graduate Program in Architecture and Urbanism at IAU USP, and is a master and doctoral advisor for the program. Leader of the ArtArqBR: Art, Architecture Brazil research group and of the Arquitec: Architecture, Technology and Housing research group, both certified by CNPq. Has experience in the field of Architecture and Urbanism, with emphasis on the History of Architecture and Urbanism, working mainly on the following themes: modern architecture, contemporary architecture, public programs, contemporary urbanism and evaluation. Editor of Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (on line), between 2006 and 2013. Member of the Editorial Board of PÓS Journal of the Graduate Program in Architecture and Urbanism at the University of São Paulo and the JournalArq.Urb. USJT. Ad hoc reviewer for CNPq, FAPESP and several scientific journals. Director of the National Association for Research and Graduate Studies in Architecture and Urbanism - ANPARQ (2021-2023). Coordinator of DOCOMO SP Center (2020-2022)Member of CAU-SP (2018-2020). Member of the LATINOAMERICAN NETWORK OF HOUSING AREAS ? ULACAV. Elected President of the National Association for Research and Graduate Studies in Architecture and Urbanism - ANPARQ (for the management 2023-2024) Research productivity fellow, CNPq - PQ 2. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6251-0338.

Renata Maria de Almeida Martins – MS-3 PhD Professor in RDIDP at the Department of History of Architecture and Aesthetics of Design, in the area of Art History, at the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo - FAU-USP, Feb. 2019. Bachelor in Architecture and Urbanism from the Federal University of Pará-UFPA (1993), with IC internship at the Museology Department of the Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG (1993-1994). Specialist in Art History and Memory from the University of Amazônia - UNAMA (2001). PhD in History and Fundamentals

from FAUUSP/CNPq (2009), with CNPq Sandwich at Università degli Studi di Napoli L`Orientale (2007). Defended the thesis Tintas da Terra, Tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará, 1653-1759 ( 2009), oriented by Prof. Luciano Migliaccio. She taught at Escola da Cidade (São Paulo, 2009-2010). She completed Post-Doctoral research by FAUUSP/FAPESP (2013) and by IFCH-UNICAMP/PNPD CAPES (2015). In the Postdoctoral FAUUSP/FAPESP (2010-2013) held internships at Scuola Normale Superiore di Pisa (2011 and 2013), Pontificia Università Gregoriana di Roma (2011) and Universidad Pablo de Olavide in Seville (2012); postdoctoral linked to the Thematic Project FAPESP / FAUUSP Plus-Ultra, The Reception and Transfer of the Classical Artistic Tradition between Mediterranean Europe and Latin America, coordinated and supervised by Prof. Migliaccio. Migliaccio, and integrated to the areas of art and architecture, under the responsibility of Prof. Claudia Valladão and Prof. Marcos Tognon. In the second PNPD CAPES Post-Doc at IFCH / Unicamp (2013-2015), under the supervision of Prof. Luiz Marques, conducted research at MAE-USP, where she was an external researcher until Oct. 2019. Resident researcher at the Biblioteca Brasiliana José and Guita Mindlin (BBM-USP, 2015-2016). Ad Hoc advisor FAPESP since 2012. Coordinator and lecturer of the course European Baroque and Latin American Baroque at MASP School (2016-2018). Coordinator from Oct. 2016 to Nov. 2021 of the Young Researcher Project FAPESP / FAUUSP, Baroque Cipher: Cultural Plurality in the Art and Architecture of the Jesuit Missions in the territory of the State of São Paulo. At JP she held research periods in Rome, Lisbon and Coimbra, internship in Portugal through the University of Évora (2017); and research in Beijing, Paris and Lyon through the École Normale Supérieure de Lyon (2019). Researcher at the Instituto de Teoría y Historia del Arte Julio Payró of the Universidad de Buenos Aires, in projects coordinated by Prof. Ricardo González: Los jesuítas, sus ideia, las artes y la interculturalidad en el Virreinato del Peru (2015-2017) and Los Jesuítas, sus ideas y las artes en Sudamérica española y portuguesa (2018-2021). Since Nov. 2018, she is a researcher of the Time, Memory and Belonging Project, at IEA-USP, coord. Prof. Marina Massimi. Researcher of the Project La Construcción del Imaginario Islámico en la Península Ibérica y el Mundo Iberoamericano de la Edad Moderna (2020-2022), coord. by Prof. Iván Castro (Universidad de León).

 

 

 

 

Rui d’Ávila Lourido - Historian, President of the China Observatory and Cultural Coordinator of UCCLA, Founder and member of the Board of the World Association for Chinese Studies (WACS), Coordinator (for UCCLA) of the Thematic Commission for the Promotion and Dissemination of the Portuguese Language, which involves 3 Brazilian institutions, among the 15 institutions, of the CPLP Consultative Observers. About Urbanism: was Historian in the Urbanistic Office of Alfama of the City Council of Lisbon, between 1993 and 1998. In the context of the exhibitions of Contemporary Art from Portuguese Speaking Countries, that he organizes for the UCCLA directed - Urbanisms of Portuguese influence, exhibition catalog, at the UCCLA, from January to April 2020, Organization, Coordination and Introduction by Rui Lourido, ed. UCCLA, Lisbon, January 2020. He is a guest lecturer and professor, having developed several research projects in universities on topics of history related to BRAZIL, Macau, the Asian space and Lusophony, in numerous countries and regions. Namely, he participated, as a researcher, in the international scientific team of the Maritime Expedition of the Project Silk Roads - Routes of Dialogue, of UNESCO, and has taught in History courses, has given numerous lectures, conferences, in several Universities in Asia, Europe and America. I highlight Brazil, namely in São Salvador da Bahia, Feira de Santana, and Rio de Janeiro; on themes related to the History and Cartaography of Brazil and Bahia, and also on Macau/China and the Lusophony. In the USA: California: Santa Barbara; Charleston; NewYork: Queens College; Brown University. In Europe: France (Paris), Italy (Florence, Rome); Vatican (Vatican City); Spain (Seville, Madrid, Simancas); Hungary: (Budapest), Russia (Moscow, St. Petersburg); Belgium (Brussels), and Portugal (Porto, Braga, Coimbra, Lisbon, Setúbal, Évora, Faro). In Asia: China (Yunnan: Kunming; Guangdong: Guangzhou, Hong-Kong, Macau; Fujiang: Quanzhou, Yiwu; Shanghai; Jiangsu: Nanjing, Yangzhou; Henan: Luoyang), South Korea (Pusan, Kyongju); Japan (Nara, Osaka), Thailand (Bangkok), Borneo (Brunei dar es salam), Philippines (Manila). With numerous books, many of which have historical descriptions about Brazil, he created and directs the Macau-China Digital Library (http://purl.pt/index/sitesBnp/PT/index.html), already with about 200 thousand free pages of Portuguese documentation about the spaces navigated by the Portuguese). He was the creator and coordinator of the Jury and of the 7 editions of the UCCLA Literary Revelation Prize - Novos Talentos, novas Obras em Língua Portuguesa (New Talents, New Works in the Portuguese Language), which has become the largest, in terms of applications, of all the Lusophone space (about 800 candidates). The winning books are published by Guerra e Paz editores. He has published, in Portuguese, French, English and Chinese, numerous books and articles in scientific journals on the history of Macau and the relations of the Portuguese with China in the Modern Period and has published numerous articles.

***

Screenshot 2023-09-06 alle 12.10_edited.jpg
Screenshot 2023-09-06 alle 12.33_edited.jpg
Screenshot 2023-09-06 alle 12.16_edited.jpg

Tema D

 

Intervenções no património edificado moderno

 

Tema B

Restauração de Conjuntos Monumentais

Tema C

 

Estratégias de reapropriação de edifícios abandonados localizados em centros urbanos e extra-urbanos; arqueologia industrial.

Tema A

Manutenção permanente de pequenas cidades históricas

Screenshot 2023-10-03 alle 17.43.08.png
bottom of page